A importância da tecnologia no estudo

A sala de aula não é mais a mesma, ainda mais se comparada com a realidade de algumas décadas atrás. O interesse pelos estudantes em estarem sempre conectados às mais diferentes novas tecnologias abriu uma grande discussão no meio docente. Há a necessidade de usar esse recurso para colaborar com o aprendizado.

No ensino infantil até a universidade, não há como negar que o estudante sempre estará utilizando recursos eletrônicos para suas atividades, por isso a incumbência de fazer esse uso útil e racional, ao contrário de um uso mecânico sem aprofundamento.

O incentivo e inovação dos estudos é de extrema importância para que os alunos se sintam mais motivados a estudar. Se você deseja realizar a conclusão do ensino fundamental ou médio pode fazer a prova do Encceja, para receber o seu diploma basta acertar o número de questões mínimas.

Realize a inscrição no programa de forma online através da página do participante, através da mesma você também poderá conferir informações do edital, provas e o resultado.

Alunos e professores conectados

É necessário até mesmo o professor saber gerenciar essa ligação. Um bom exemplo é realizar atividades online em sites especializados em uma matéria, como idiomas. Ou incentivar o debate em relação a um determinado assunto após assistir um documentário em sala de aula, produzido por uma TV a cabo ou um canal específico sobre ciências. Há infinitas possibilidades para ajustar a tecnologia ao ensino, a falha é quando o aluno não busca a pesquisa e sim a cópia.

Visando esta relação direta da utilidade da tecnologia em sala, o Google desenvolveu um recurso para ajudar os professores a selecionarem material didático para os estudantes. O Google Classroom serve para envio de exercícios por e-mail e recebimento das respostas, organização de atividades didáticas, ele está dentro da Google Apps for Education, desenvolvido pela empresa para uso em ambiente escolar. O professor pode também se valer de um chat para tirar dúvidas dos alunos fora do horário da aula.

Tecnologia gerando novas profissões

O aproveitamento tecnológico não somente está inserido na fase acadêmica como suporte de ensino e pesquisa, mas gerou mudanças também nas profissões. Um exemplo típico é o jornalismo online ou a web marketing, o foco foi gerado pela procura de mercado no setor das redes e internet. Empresas geram renda através da net e cada vez mais clientes aumentam o número do perfil de pessoas que buscam serviços e produtos através de cliques.

Para a nova geração, que diretamente já é inserida neste novo contexto, tem um ganho pela facilidade de lidar com a moderna tecnologia de aparelhos e ferramentas. Para outras gerações não há tempo a perder, vale a pena se inserir no meio através de cursos de informática, inclusive dedicados a terceira idade. Muitos aposentados reabilitam sua vida social com a leitura, interação e vivência também através do mundo online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *